Fisioterapia Respiratória – parte 2

Achei mais coisa legal, então prepare-se…..tem para gestante (mas serve para qualquer pessoa) e uma aula legal sobre o assunto.

Gestante

Exercícios Respiratórios
Autor: Juliana Schulze Burti

Exercícios Respiratórios para Gestantes

EXERCÍCIOS RESPIRATÓRIOS
I) Respiração diafragmática
COMO FAZER – Inspirar pelo nariz lenta e profundamente. Procure imaginar que o tórax é dividido em 3 partes. Você inicia a inspiração dilatando primeiro a região do abdome, para baixar o diafragma; depois encha de ar a parte média do tórax e por último infle a parte alta. Expire lentamente, baixando primeiro a parte alta do tórax, depois a parte média e por último a região abdominal, como se o umbigo encolhesse. Faça essa expiração pela boca e deixe-a semi-aberta, de modo que você possa ouvir o som do ar saindo. VANTAGENS – Esse exercício respiratório acalma e relaxa a gestante. Outra vantagem é a mobilização do diafragma no início da inspiração. Sempre que estiver tensa, ou ansiosa, faça esse exercício respiratório lenta e calmamente.
EM QUE POSIÇÃO FAZER – o ideal é executar esse exercício deitada no chão ou colchão. Mas se você quiser pode fazer sentada também, até no trânsito quando estiver sentindo necessidade. Uma boa opção para apoiar bem a região lombar é apoiar os pés numa bola, almofada tipo rolo ou uma cadeira. No terceiro trimestre a grávida não consegue ficar muito tempo deitada de costas (decúbito dorsal) porque ocorre compressão da veia cava, o que pode gerar mal-estar. Daí pode-se optar por fazer o exercício de lado (esquerdo, preferencialmente), ou mesmo semi-sentada, com as costas elevadas apoiadas num travesseiro.
II) Respiração torácica alta
COMO FAZER – Inspirar expandindo o tórax na sua porção superior. Este é o padrão respiratório típico do final da gestação, quando o aumento do útero e a elevação do diafragma dificultam a respiração. Nessa fase muitas grávidas apresentam dispnéia (falta de ar) e utilizar os músculos acessórios (músculos da região superior dos ombros e do pescoço) pode ser um grande auxílio. Na verdade esse é um exercício de conscientização.
COMO FAZER – Inspirar pelo nariz, lenta e profundamente, procurando, expandir somente o a parte alta do tórax. Coloque a mão nesse região e sinta o movimento torácico. Depois solte o ar lentamente.
VANTAGENS – melhora o desconforto respiratório da gestante no final da gravidez.
Juliana Schulze Burti
Fisioterapeuta e educadora física
Especialista em Fisiologia do Exercício
Atua nas áreas de urologia, ginecologia e postura
site: http://www.julianaschulze.com.br
blog: http://juliana-schulze.blogspot.com
Envie uma mensagem para o autor  Autor: Juliana Schulze Burti
 E-mail: juschulze@gmail.com
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s