Arteiras

Não sei como consegui o panfleto falando sobre as arteiras, mas achei bem legal e resolvi colocar aqui.  Vale a pena dar uma conferida no site delas…..

  • Quem são as arteiras?

São um grupo de mulheres de comunidades da zona norte carioca – Borel, Casa Branca, Chácara do Céu e áreas pertencentes à Grande Tijuca – que se uniram para, a partir dos princípios da economia solidária produzir os mais variados artigos.  De suas mãos saem produtos de papel reciclado e papelão reaproveitado (cedernos, pastas, marcadores de livros, porta retratos, objetos de decoração); diversos tipos de pães, biscoitos, geléias e pastas para serviço de coquetel, além de bolsas e sacolas para seminários aproveitando retalhos.  As peças são únicas, confeccionadas uma a uma.

  • Como tudo começou?

O grupo nasceu em 2001 a partir de discussões sobre questões de gênero e meio ambiente, dentro do contexto da Agenda Social Rio.  Ainda com o nome  “Grupo de Mulheres da Grande Tijuca”, realizava ações que visavam mostrar as habilidades das mulheres das favelas.  As trocas nos encontros permitiram pensar em questões como autogestão, produção coletiva e solidária e geração de trabalho e renda a partir da reciclagem de materiais e do saber coletivo do grupo.  Era uma forma de buscar melhores condições de vida e fortalecimento do papel da mulher dentro da sociedade.  No ano de 2004 se constituiu em grupos de produção, com atividades definidas e criadas pelo coletivo.  Esta sendo um caminho, antes de tudo prazeroso, de permanente aprendizagem e crescimento mútuos, no qual a solidariedade, o respeito e a amizade são os valores principais que nos movem.

Anúncios

Uma resposta para “Arteiras”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s