Geladeira Energética

Se você segue uma dieta, rigorosa ou somente para ter uma vida mais saudável, temos que observar o que colocamos na geladeira e na nossa dispensa, tudo para evitar armadilhas e as famosas tentações, para assim atingirmos nossos objetivos. Não é?!

Estava lendo uma matéria da Revista Corpo a Corpo (não anotei a data), onde a jornalista Karine César fala sobre a “geladeira energética”, dando dicas bem legais conseguidas com a Nutricionista Cynthia Antonaccio, de São Paulo.  Vou tentar resumir a matéria!!!

A idéia da reportagem é buscar uma dieta que te forneça mais energia, mantendo o pique para você poder praticar a sua rotina corrida de exercícios ou de trabalho também.  Se você tem preguiça de acordar cedo e ir malhar (eeeeeeeuuuuuu) ou cansada no fim da tarde para encarar uma academia depois de trabalhar como louca, veja o que a Nutricionista Cynthia fala:

  • iogurtes – ideais para comer no café da manhã ou entre refeições (lanches), porque são ricos em vitaminas, proteínas e cálcio.  Além disso, estudos apontam que acelera o mecanismo para queima de gordura, ajudando a emagrecer.  (maravilha né!!!!)
  • ervas – além de ótimos temperos naturais, dão sabor a comida sem acrescentar caloria na dieta.  ( mais uma maravilha)
  • água – essa é fácil, além de hidratar o corpo, ajuda eliminar toxinas do organismo.  Bom para quem quer afinar ou amenizar a celulite.
  • bebidas isotônicas – reposição de líquidos e sais minerais, principalmente se você é esportista ou praticante amadores de esportes.
  • legumes – ela cita mais o pepino, couve-flor e cenoura, visando um prato colorido (3 a 4 tipos em cada refeição).   A cenoura, com seu betacaroteno, favorece a pele e os olhos; o pepino, rico em fibra. dando saciedade e estimulando o intestino.
  • frango e peixe – não podem faltar no cardápio, o peixe tem omega 3 (diminui níveis de colesterol ruim) e devem ser consumidos pelo menos 2x na semana.  Já as carnes vermelhas devem ser evitada, porque roubam energia do organismo, tudo pela lentidão da digestão.
  • frutas picadas – torna prático o consumo.  Mamão, além do carboidrato, tem betacaroteno, que é um ótimo antioxidante.  A banana, também rica em carboidrato, potássio e vitaminas do complexo B, que atuam no metabolismo, ajudando a aproveitar mais a energia.
  • ovos – embora tenha fama de vilão, é importante numa dieta equilibrada, porque fornece gorduras poliinsaturadas. Com elevado índice de colesterol, não chega a afetar o sangue.  Preparado com azeite, melhor ainda.  Fica a dica!!!!
  • queijos – altamente protéicos e ricos em cálcio. Parmesão, mussarela e prato devem ser consumidos esporadicamente, pois são muito calóricos/gordurosos.
  • uva-passa – frutas secas com iogurte são ótimas dicas para “matar” aquela fome de doces.
  • folhas lavadas – as hortaliças são fontes de fibras, vitaminas e minerais, portanto importantes na dieta, nem pense em tirá-los.  Já as folhas verde-escuras (agrião, couve e brócolis) tem ferro (combate o cansaço) e cálcio (bom para os ossos), assim como fonte de vitaminas A e C.

Os indispensáveis:

  • pão integral
  • peixes
  • grãos (feijão, lentilha, grão de bico)
  • queijos magros e iogurte
  • frutas energéticas (banana e maça)
  • café (estimula função cerebral, usar 2 a 3 xícaras)
  • flocos de cereal, granola, quinoa, aveia
  • legumes e verduras (preferencialmente orgânicos)
  • castanhas (uma colher de sopa)

O que acharam?

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