Etiqueta cibernética

Oi gente!!!!

Uma vez estava com amigas num barzinho e fomos chamada atenção, por uma pessoa da outra mesa, por estarmos todas fazendo check-in no local e postando fotos em redes sociais, além de estarmos respondendo mensagens de outros colegas que estavam à caminho.  Pois é, acreditem se quiser.

Fonte: venamimundo.com
Fonte: milenio.com

Quando li uma reportagem da Jessica Russilo sobre comportamento, lembrei imediatamente desse dia.  Sabe por que?  Porque fala sobre a etiqueta com o uso de celular e achei que valia à pena dividir com vocês, já que hoje em dia estamos cada vez mais conectados e por vezes não reparamos que deixamos colegas falando sozinhos.  Vamos a matéria então!

Com um mundo cada vez mais conectados, devemos tomar alguns cuidados para que usemos nossos aparelhos com bom senso.  Você conhece alguém sem aparelho celular ou tablet? Acho que é bem raro. O que leva a problemas sociais, pois deixamos de interagir com nossos familiares, colegas e parceiros.

Nos casos de selfies e redes sociais, os especialistas em etiqueta, relações pessoais e consultoria de imagem sugerem que deixemos para encontros entre amigos, mostrar um corte de cabelo ou uma produção descolada.  Que seja feita com um bom motivo e não auto-promoção nas redes sociais.  Lembrando que essa postagem de foto pode te favorecer ou detonar sua reputação.  Por tanto atenção para não falar mal da empresa ou colegas de trabalho, não postar fotos sensuais.  Não significa que terá que abrir mão de facebook, instagram e afins, apenas tenha bom senso e moderação!

Tenha bom senso usando o celular, seja ligando ou apenas internet/redes sociais, na rua ou em casa/trabalho.  Então vamos à algumas dicas.

No Trabalho

  • deixe-o no silencioso ou no vibracall, assim não incomoda os outros ao seu redor. Atenda as ligações, mas busque falar baixo, ninguém tem obrigação de escutar sua conversa, e busque ser o mais breve possível.
  • ao escolher um toque no celular, opte por padrões/clássicos, suaves e em tons baixos.
  • desligue o celular ao ter que ir à uma reunião.  Caso esteja esperando uma ligação e não possa desligar, deixe-o no vibracall, peça licença e atenda fora da sala e busque ser breve.
  • algumas empresas tomaram atitudes mais dramáticas e na porta das salas de reunião, colocaram caixas depósito para os aparelhos desligados, assim não são interrompidos e ao saírem pegam de volta seus aparelhos.  Podem verificar mensagens nos coffee bracks, deixando os trabalhadores mais focados, reuniões mais eficientes e curtas.

Na Sala de Aula

  • o celular não pode tocar em momento nenhum, assim não atrapalha o andamento da aula.  Caso não possa desligar por alguma razão, deixe-o no vibracall, quando tocar peça licença e atenda fora da sal, lembrando de ser breve.  Mensagens devem ser evitadas, pois tiram a concentração e podem causar desconforto com o professor.

Em Encontros Sociais

  • em encontros com amigos num bar ou até restaurantes, seu celular pode ficar em cima da mesa, desde que não mexa toda hora nele. Deixar os check-ins e fotos do grupo para o final do evento.  Ligações podem ser atendidas e procure ser breve e explique que não pode falar naquele momento, mas depois retorne a ligação.

Bem, acho super válida as dicas, mas quanto aos check-ins e fotos no final, não, porque muitas das vezes alguns vão embora sem você poder se despedir e tirar a tal foto.  Então acho que a foto pode ser assim que o grupo tiver completo, porém faça a divulgação na rede no final….o mesmo se estende ao check-in.

O que acharam?  Você se identifica?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s