Seu Bolso

Oi gente,

com as férias chegando, viagens a caminho e sem falar nos gastos com o cartão de crédito inclusive, seja no exterior ou não.  Mas resolvi dar umas dicas com a melhor maneira de usar cartão de crédito no exterior.  Tive a idéia de postar aqui, após ler a matéria da Adriana Nicácio e Monique Oliveira para a Isto É de 2011.

  Lembrando que o governo andou modificando regras no IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) para compras no exterior com cartão de crédito, levando o aumento de 2,38% para 6,38%, sim, pasmem, vamos pagar com nossas calças o que gastarmos lá fora, por isso cuidado.  Uma das alternativas dadas seria viajar somente com dinheiro, o que é perigoso em caso de perda ou roubo mesmo, o limite para viagens ao Exterior são de R$10.000,00, você não irá se arriscar com uma quantia assim, né?! Então uma outra sugestão mais plausível é usar os cartões pré-pagos (tais como: Amex Global Travel, Mastercard Cash Passport, Visa Travel Money, entre outros).  A forma de usá-los é simples, você carrega o cartão ou os cartões com o valor que disponibilizará para usar na viagem, nesse caso a cotação do dia e o IOF já vão ser descontados, e usar durante a viagem comprando o que você queria.  Com isso, fica mais fácil para não se embolar em dívidas na volta da viagem, caso erre a mão nos cálculos com o cartão de crédito normal.

Dicas para não cometer excessos (aqui ou no exterior):

  1. pague a fatura em dia, assim foge dos juros.
  2. reserve uma parte de seu orçamento para gastos com seu cartão.  O ideal é que o valor não seja maior que 15% de sua renda.
  3. aproveite todos os benefícios que o cartão oferece, como milhas e programas de vantagens, pontuações.
  4. calcule a melhor data para fazer as compras com o cartão.
  5. negocie a anuidade com o banco emissor, alguns até oferecem isenção.
  6. para não ser surpreendido, olhe sempre sua fatura com antecedência (busque na internet).
  7. antes de parcelar, observe se a loja oferece desconto para pagamento à vista.
  8. seja cuidadoso ao adquirir um novo cartão, prefira bandeiras e instituições sólidas.
  9. evite fazer empréstimos pessoais com cartão, as taxas em geral são abusivas.
  10. controle o uso de cartões adicionais.

   Segundo uma presidente de cartões pré-pagos, esses cartões são bons porque o valor carregado não expira nunca (não sei se são todos, vale se informar antes), ou seja, carregou com US$1000,00, se não usar, ficaram lá até você acabar.

  Não esqueça que nos Duty Free’s do Brasil você também paga IOF e esse aumento todo, então vale a pena usar o seu cartão de débito ou dinheiro em espécie.

  Onde comprar os cartões pré-pagos:

IMG_1292.JPG
Planeje a viagem no Brasil, reservando hotel, aluguel de carro, compra de ingressos para museu/parques/entretenimento em geral, se possível em agências de viagem, pode ser mais barato, além de poderem financiar com uma operadora de crédito nacional sem IOF.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s