Célula Tronco na Beleza

Fonte: Site Visão da Moda

   As células tronco eram utilizadas com a esperança de cura para algumas doenças, tipo diabetes, mal de Parkinson, entre outras, e agora são feitas pesquisas para usá-las na beleza também.  Como assim? Fiz a mesma pergunta.  Cirurgiões plásticos, ao redor do mundo, estão testando aplicações e oferecendo tratamentos estéticos com essa substância, promovendo o rejuvenescimento de face ou dar volume aos seios e bumbum.  Isso já ocorre em países como Japão, Áustria e Estados Unidos.  No Brasil, a clínica do Ivo Pitanguy, que fica aqui no Rio de Janeiro, faz parte de um dos centros que estão investigando esse método.

  Até o final do ano de 2010, um grupo de pacientes do Ivo Pitanguy receberam injeções de gordura humana enriquecida com células tronco na face, assim combateriam as marcas de expressão ganhas com o passar do tempo.  Uma assessora científica do centro médico disse, que haviam conseguido separar através de centrifugação as células tronco da gordura.

  Divulgado em eventos de cirurgiões plásticos, esse método causou polêmica.  O Conselho Federal de Medicina (CFM) lançou um alerta aos médicos, chamando atenção quanto a falta de estudos sobre a temática e que comprovem a eficiência e segurança da técnica, que ainda é experimental.  Portanto devem ter cautela e afirma ainda que não há possibilidade de uso fora do conteúdo terapêutico.

A terapia consiste em aplicar injeções de gordura da própria paciente misturadas a um concentrado feito com células tronco.  Para isso, é realizado uma lipoaspiração para retirar tecido adiposo, em geral de áreas do corpo em que haja gordura sobrando.   Uma parte dessa amostra é reservada, enquanto outra é processada para que sejam extraídas as células tronco adultas.  Depois são adicionadas à gordura armazenada que será usada para remodelar a face, mãos e colo, ou aumentar seios, bumbum e pernas.

  Na verdade, pesquisadores estão reciclando uma técnica já usada desde os anos 80, a lipoescultura ou lipoenxertia, que nada mais é aspirar a gordura da paciente onde ela sobra e injetar onde falta.

  Na técnica original, não houve resultados muito bons.  Na metade dos casos, a gordura enxertada é rapidamente absorvida, anulando então os efeitos.  Os que defendem a técnica, alegam culpa na falta de circulação sanguínea nesses tecidos, isso porque, sem a nutrição devida, os tecidos morrem.  Na teoria, as células tronco contornariam esse problema graças à sua capacidade de transformação em outros tipos de células – nesse caso, diferenciando das células sanguíneas e irrigando o tecido.

  Para um cirurgião plástico japonês, da Universidade de Tóquio, esse recurso funciona e alega que a integração dessa gordura injetada melhorou e hoje pode-se aumentar qualquer parte do corpo com tecido natural e sem cicatriz.  Verdade ou não, devemos ficar atentos aos efeitos colaterais e tudo depende de uma cirurgia, a lipoaspiração e lipoenxertia.  Ele relata já ter aumentado os seios de no mínimo 500 mulheres com esse método, classificando melhor que o uso de próteses de silicone.

  Alguns levantam a hipótese de divergência na eficacia por não ter certeza da real existência das células tronco na gordura injetada.  O CFM, não tem consistência estatística de dados que provem que elas estejam lá.  Seria possível retirá-las em consultório? Há quem diga ser impossível.

  Não é descartada a hipótese dessas células se transformarem em tecido indesejável, já que tem potencial de crescimento.  Logo, seria motivo de preocupação.

Fonte: Site Produtos de Beleza

Fonte: site Ego, Globo.com

Nos resta esperar que tenhamos estudos conclusivos ao invés de nos arriscarmos, visto que a técnica é tentadora.

(Fonte de leitura: Revista Isto É, 20/10/2010) 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s