Matchá

DSC_0019

    Já tem um tempo que ouvi falar dele, mas só agora resolvi me aprofundar e buscar saber o que é realmente e como funciona, além de experimentar, claro. Foi então que comprei esse saché de matchá, e no começo achei ruim, mas conforme fui tomando, até que me acostumei e tomei tranquilamente o restante.  Rende 1 litro. Paguei R$5,60 na Casa Pedro. Com o pó desta planta você pode fazer o chá e ainda, por sua versatilidade, usar em diversas preparações: como  bolos, pães, sorvetes, doces, biscoitos, molhos, smoothies e muito mais podem ser preparadas com ele.

     Então vamos as explicações que achei:

    O matchá é produzido a partir da extração das folhas mais novas e tenras do chá verde – Camellia Sinensis, vindas de plantações protegidas do sol. Depois de colhidas, as folhas são trituradas muito lentamente em um moinho de pedra, até que sejam reduzidas a pó) – muito usado no Japão nas cerimônias do chá, tem origem nos templos budistas, porém possui um maior teor de catequinas (componentes antioxidantes – pesquisas indicam que a concentração de epigalocatequina galato, a principal catequina presente no chá verde) é 137 vezes maior no matcha do que no chá verde tradicional, quando comparado ao chá verde tradicional. Além disso, é fonte de cafeína, que oferece efeito estimulante e energético, e também atua como termogênico, ajudando na queima de gordura quando associado com exercícios físicos, já que é uma erva que acelera o metabolismo e dissolve a gordura bem rápido, assim como o chá verde, porém é mais potente que este.

Benefícios do Matchá:

  • Rico em catequinas, ajuda a combater os radicais livres produzidos diariamente no nosso organismo e que, em excesso, favorecem o envelhecimento precoce e o surgimento de algumas doenças.
  • Favorece a saúde cardiovascular.
  • Auxilia na diminuição dos níveis de colesterol no nosso sangue.
  • Matcha detox: a bebida apresenta propriedades detox, ou seja, ajuda a eliminar as toxinas do nosso organismo.
  • Possui ação anti-inflamatória.

 DSC_0020DSC_0021

    Diferença entre matchá e chá verde: Tanto o matchá quanto o chá verde são obtidos a partir da mesma planta, a Camellia sinesis. A diferença entre eles é a concentração de catequinas, substâncias com propriedade antioxidante, encontradas em maior quantidade no matchá. O sabor também é um diferencial entre os dois chás, uma vez que o matchá é mais suave do que o chá verde.
     Contra-Indicação e efeitos colaterais do matchá: Por conter cafeína, o matchá não é indicado para pessoas sensíveis a esta substância, pois pode prejudicar o sono. Além disso, o chá é contraindicado para mulheres grávidas ou lactantes, pois a presença da cafeína pode prejudicar o bebê.

 

 

Anúncios

2 respostas para “Matchá”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s