Sal Natura e Saudável

   Fui num evento indiano e lá pude conhecer esse sal, o sal negro de rocha.   Não conhecia, mas achei interessante e quis experimentar, comprei esse potinho por R$12,00 – achei caro, mas como é um sal diferente, achei que deveria ser justo.

   Sabemos que o sal faz parte da civilização desde muito tempos atrás, antigamente (ainda fazem hoje) usado para conservar o alimento por mais tempo, também por seus benefícios à saúde.  Pelo que pesquisei, o sal negro indiano, também chamado de “Kala Namak”, é um variável popular de sais vulcânicos, muito utilizado na Índia, Paquistão e também em outros países pelas pessoas que conhecem seus benefícios. Tem cor peculiar, pois vem da presença de pequenas partículas de ferro e outros minerais, tem aroma de ovo cozido.

  Veja a cor dele:

sal negro

  Esse sal é encontrado na Cordilheira do Himalaia e possui qualidades que trazem benefícios a saúde. Na Índia, o sal negro é frequentemente prescrito pelos médicos aos pacientes que sofrem de hipertensão ou que precisam ter uma dieta baixa em sal. Porque o sal negro tem baixo teor de sódio, logo, ele não causa aumento de pressão sanguínea, como faz o sal comum. Também é usado para tratar azia e flatulência, melhorando o funcionamento do sistema digestivo.

Veja os benefícios do sal negro para a saúde:

1 – uma alternativa saudável para o sal marinho: diariamente comemos comidas com variedade de quantidade de sal marinho ou iodado.  Essas doses exageradas de sal na nossa dieta podem levar à paralisia muscular, problemas de tireoide e hipertensão, entre outras complicações. Os componentes químicos mais perigosos do sal comum são iodeto de potássio e silicato de alumínio, e com isso, o consumo do sal marinho foi banido de alguns países. É aí que entra o sal negro como uma ótima alternativa para o sal iodado.  E esses são os maiores benefícios dele:

  • Trata da artrite;
  • Trata paralisia muscular;
  • Reduz a pressão arterial;
  • Ajuda a resolver problemas de impotência sexual.

2 – benefício terapêutico: o sal negro proporciona uma série de benefícios, entre eles, pode ser usado como laxativo e curar problemas intestinais, beneficia a visão e não eleva o consumo de sódio, coisa que o sal comum faz. Porém, devido ao seu alto teor de enxofre, seu consumo em grande quantidade pode debilitar o sistema digestivo, portanto, devemos ter bom-senso no seu consumo.

3 – pele macia e saudável: outro uso para o sal negro é nos cuidados com a pele. Em vez de esfoliantes químicos, sabonetes especiais e spas, considere a possibilidade de acrescentar sal negro à água do seu banho de banheira. Ele funciona como um ótimo agente curativo, especialmente eficaz nos casos de pés inchados e ressecados, pés-de-atleta, verrugas e distensões. Apenas relaxe e deixe que ele cure suas dores enquanto você desfruta de um banho relaxante. Depois, você irá sentir-se muito melhor e com maior disposição.

Sal Rosa do Himalaia:

  Já o sal rosa do Himalaia, é rosa devido grande concentração de minerais, é totalmente livre de toxinase quaisquer tipos de poluentes. Muitos consideram este sal o mais puro do mundo.  Tudo isso traz diversos resultados benéficos ao organismo.   Esse sal rosa do Himalaia contém nutrientes e minerais extremamente benéficos ao organismo humano, tais como o magnésio, o cálcio, o bicarbonato, o potássio, estrôncio, sulfato e brometo.

   10 Benefícios deste sal:

1. Regula o funcionamento do metabolismo para que o mesmo seja adequado

2. Previne câimbras musculares

3. Aumenta a hidratação do corpo

4. Gera equilíbrio de eletrólitos

5. Melhora a absorção de nutrientes pelo organismo

6. Diminui a pressão arterial

7. Melhora significativamente a circulação sanguínea

8. Fortalece os ossos graças ao cálcio

9. Elimina toxinas do corpo

10. Reduz o refluxo ácido e equilibra o pH

   Consumir o sal rosa do Himalaia regularmente ajuda na manutenção do organismo, mantendo uma vida saudável e equilibrada.  Seus usos podem tanto ser de ordem culinária e até mesmo de ordem estética (como o caso de banhos).

   Lembrando que como todo sal, seu uso deve ser regulado, evitando exageros.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s